O comércio catarinense poderá retornar ao atendimento presencial a partir de quarta-feira, dia 1 de abril. O Governo do Estado vai liberar a atividade comercial após o período de quarentena preventiva ao coronavírus COVID-19. Contudo, algumas limitações deverão ser observadas.
A orientação aos comerciantes é aproveitar os próximos dias para se organizar. Seguem as diretrizes previstas no Plano Estratégico do Governo do Estado de SC para a retomada das atividades econômicas:
a) limitação de entrada de pessoas em 50% da capacidade de público do estabelecimento, podendo este estabelecer regras mais restritivas;
b) controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima de 1,5m entre cada pessoa.
c) priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes ao grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes;
d) priorização de trabalho remoto para os setores administrativos;
e) adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho e no atendimento ao público;
f) utilização de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados.
A partir de 30 de março (segunda-feira) já estarão autorizadas a funcionar as atividades bancárias, cooperativas financeiras e lotéricas com serviços presenciais.
No dia 1 de abril também abrirão academias, shoppings, bares, restaurantes, o setor hoteleiro, construção civil, prestadores de serviços e centros de distribuição com regras específicas para funcionamento equivalentes a do comércio.
A autorização total valerá somente para os serviços autônomos, domésticos e profissionais liberais.
As aulas permanecerão suspensas.
Fonte: Sindilojas Meio Oeste Catarinense
|